• hopenoseutempo

5 Fatos sobre fertilidade que você deve saber

Atualizado: Mar 5


1. Você nasce com todos os seus óvulos. Nós mulheres nascemos com um número finito de oócitos. O pico no número de óvulos ocorre dentro do útero por volta do quarto e quinto mês de gestação, com 6 a 7 milhões de ovôgonias (células precursoras dos óvulos). Deste ponto em diante, o número de folículos começa a diminuir e ao nascimento, restam 1 milhão a 2 milhões de oócitos e apenas 300.000 a 500.000 estão presentes quando a puberdade começa. E quando chegamos aos 35 anos teremos em torno de 30.000 óvulos.


2. A chance de gravidez reduz com a idade. Por volta dos 20 anos, a chance de gravidez por mês é em torno de 25%. Aos 30 anos, esta chance já cai para 20%, e aos 35 anos a chance de gravidez por mês é em torno de 15%. Além disto, o risco de abortamento vai aumentando com a idade. Este fato acontece devido a perca de qualidade e quantidade dos óvulos.


3. O número de óvulos diminui com a idade. Com o passar o tempo o número de óvulos vai reduzindo. Nós mulheres nascemos com cerca de 1 a 2 milhões de folículos nos ovários. Aos 18 anos este número já reduziu bastante e temos cerca de 400 mil folículos e aos 37 anos teremos apenas cerca de 25 mil folículos em nossos ovários.


4. A qualidade dos óvulos diminui com o tempo. Além da quantidade dos óvulos irem diminuindo com a idade, eles também vão perdendo qualidade com o passar do tempo. Esta diminuição na qualidade do óvulo é um pouco mais complexa. Na maior parte da nossa vida, nossos óvulos permanecem adormecidos em nossos ovários. Cerca de 3 meses antes da ovulação, esses óvulos passam por um processo de maturação, incluindo a divisão celular (chamada meiose). Óvulos mais velhos estão mais sujeitos a erros durante esse processo de divisão; é por isso que é mais provável que óvulos mais velhos, contenham DNA anormal. E um DNA anormal não consegue fertilizar adequadamente ou se fertilizam não conseguem produzir um embrião saudável. Por este motivo que as chances de aborto também aumentam com a idade. Todas as mulheres têm algum percentual de óvulos anormais. De acordo com estudos mulheres por volta dos 20 anos têm cerca de 20% de óvulos anormais, enquanto as mulheres na casa dos 40 anos têm mais de 80% de óvulos anormais.


5. Estilo de vida pode influenciar nos óvulos. Além da idade que causa impactos irreversíveis aos óvulos com o passar do tempo, nosso estilo de vida também pode ter impacto nos nossos óvulos. Mulheres que fumam entram em média dois anos antes na menopausa. Obesidade é outro fator que tem impacto negativo em nossos óvulos, diminuindo as chances de gravidez e aumentando o risco de abortamento. Álcool, cafeína, exposição a toxinas também tem impactos em nossos óvulos. Portanto um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e atividade física, além dos benefícios para nossa saúde, trazem também benefícios para nossos óvulos.

#infertilidade #fiv #fertilizaçãoinvitro #inseminaçãoartificial

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo